segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A VELHA DEMOFOBIA QUE NOS É ENSINADA!

 "DEMOfobia". Palavra, que em seu sentido, seria algo parecido com medo de multidões, e, na política, o medo da democracia! Algo que costumeiramente, na maioria das vezes acomete as elites. Quase como um vírus... Nossa, será que o Brasil tem sido invadido pelos vírus da DEMOfobia? 
Sinto se decepciono, mas a DEMOfobia tem sido ensinada! Pasmem, há anos e anos "luz" (ou diria anos trevas?). Essa velha e conhecida DEMOfobia, nos ensina que dar dinheiro a pobre é assistencialismo barato; assim como no século XIX, se dizia que a abolição da escravatura estimularia o ócio e a embriaguez dos negros (as). 
Gosto da democracia, com seus ônus e seus bônus. Apesar de, atualmente, experimentarmos uma "democracia capitalista". Onde a liberdade de expressão, por vezes, passa a ser comercializada. Ainda assim, a prefiro! Nada pior do que o radicalismo da exclusão e da violência, seja de que forma for.
A DEMOfobia atual, nos ensina que o Bolsa Família remunera o ócio, a preguiça da miséria. A ignorância vai se colocando a serviço da DEMOfobia, que também nos ensina que o ensino público é ruim, assim, os alunos e alunas fogem das aulas, e, quando comparecem, não aprendem. O que alimenta? A necessidade dos professores serem mais preparados... E, dá-lhes capacitações! _ pouquíssimos retornos, diga-se de passagem _ sem planos de carreiras, pouco ou nada nos diferenciamos nos salários! Nossos títulos contam muito para desempates em concursos públicos. (licença para registrar o ganho intelectual que sempre nos acrescenta!), mas não é o que usamos para pagar as nossas contas! Sequer teremos abatimentos no aluguel, alimentação etc, entregando as xerox das nossas certificações. 
E, enquanto a oposição, não consegue erguer a bandeira do turno único, o governo corre atrás da expansão do horário integral nas escolas, onde a maioria são beneficiados pelo Bolsa Família! Vista disso, que em 2012, as escolas com tempo integral triplicaram! Feito esse, conseguido com recursos do orçamento e com as parcerias com prefeitos (as). E, sem a divulgação de qualquer clipe publicitário tosco!
Há... Mas como cortarmos as correntes dessa velha DEMOfobia que nos é ensinada nos bancos televisivos da nossa antiga e eterna escola da vida (ou morte.Vá saber...)? Compartilhando o que ouvimos sobre o mensalão? Pois é... Melhor assim, uma boa dose de "Realitys Show" apaga (ou paga) a nossa condição de analfabetos(as) políticos. Pois há quem diga, que pobre não sabe votar! Ou será que sabe, apesar da fome? Apesar da evasão escolar? Apesar do mensalão?
Melhor pensar nisso depois, afinal, acabamos de sair do carnaval e os coelhos invadem o mercado, fecundando chocolates para ficarmos menos tristes até que cheguem a Copa do Mundo e as Olimpíadas (nada contra a tais eventos, apenas a sua supra importância social diante da miséria)! Enquanto isso, quem sabe se acrescente um real à nossa renda e assim, mudaremos de categoria estatística, enquanto a Senhora DEMOfobia vai entrando em nossas casas, em nossas vidas e vai conduzindo o trem de uma literal "Zorra Total"... É... E a arte vai imitando a vida... Enquanto a vida, imita também a arte. Mas, a isso publique-se: "qualquer caso ou fato real que se assemelhe, terá sido mera COINCIDÊNCIA!"
(Por: Profª Ivone Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário